A I D A
Versão em português
Atenção – Interesse –
Desejo – Ação
Primeira obtenha a atenção do seu cliente. Você
dificilmente poderá persuadi-los sem primeiro chamar-lhe a atenção ao seu
produto ou negócio. Você pode chamar a atenção de muitas maneiras. Mas a mais
eficaz é surpreendê-los com uma excepcional notícia.
Quando você está conversando com eles, os primeiros
segundos são essenciais, se não chamar a atenção e curiosidade nesse momento,
dificilmente irá prender a atenção dele depois. Não desperdice estes momentos
preciosos. Um boa maneira de fazer isso é lhe fazendo uma pergunta de abertura.
Eis algumas perguntas de abertura:
Alguma vez você já?
Você está percebendo?
Você pode ver?
Mas cuidado! Há perguntas de abertura que podem dar a
oportunidade do cliente refutar seu produto ou negócio.
Você não gostaria de fechar?
Eu estava pensando se você poderia?
Você não gostaria que eu voltasse num outro dia?
Interesse
Despertar o interesse é o que se pretende ao se captar a
atenção. Se pode definir como uma atenção continuada, como uma forma de
curiosidade não satisfeita. O dicionário diz que é uma “inclinação para uma
pessoa querer algo” e até certo ponto é aplicada nas vendas.
Como se desperta o interesse? Alguém que sabe escutar e
compreender, pode aportar algo positivo. O interesse deve despertar uma oferta.
É importante que o interesse se oriente para o produto e os serviços que se
oferecem, especialmente em sua capacidade de satisfazer as necessidades do
comprador. Uma forma frequente de despertar interesse é contando história de
outros clientes satisfeitos.
Na venda pessoal, é negativo ou pouco positivo que o
interesse do cliente se concentre na facilidade de espressão do vendedor ou em
outro aspecto de sua pessoa. O melhor é deixar falar o comprador em potencial.
Escutar ativamente com os ouvidos e com os olhos. Atender e entender suas
objeções e sugestões, que servirão de guia para retornar a linha de
argumentação. Dar-lhe a saber que obterá um beneficio ou evitar uma perda com o
produto ou serviço irá mantê-lo interessado.
Desejo
O desejo de possuir o produto é consequência de uma boa
demonstração. Este passo consiste em mostrar e convencer. Uma demonstração é
expor o produto ou serviço em uso, destacando os benefícios que proporcionará
ao comprador. Criar a sensação de que já tem o produto, que já tem a solução
que lhe oferece o produto. Isto produz uma segunda sensação, esta vez de
ansiedade ou temor de perder o produto, de perder a solução do seu problema, de
perder a satisfação de ter a solução que procurava...se não decidir comprar.
Na venda pessoal, se não é possível fazer funcionar o
produto (porque não é palapável, mas sim de um serviço), você tem que mostrar
os seus efeitos com gráficos, folhetos, números, audiovisuais, planos, mapas,
depoimentos, etc.
Como se consegue despertar o desejo? O desejo como apetite
natural que possui itens que possam resolver problemas e facilitar o acesso à
felicidade ocorre naturalmente. O desejo de comprar lá. Quase todo mundo acha
mais agradável comprar do que vender. Para estimular o desejo se oferecem
descontos ou a oferta é limitada a um período relativamente curto.
Ação
A ação se concentra na aquisição do bem ou serviço
oferecido. A mensagem deve conduzir à ação, precisamente à ação de comprar.
Ouça os sinais que os clientes estão nos enviando. Eles
estão perguntando quando você pode entregar ou que tipo de suporte pós-venda
você oferece?
Resumir o problema que você está resolvendo para eles e
como você está propondo resolvê-los.
Depois de resolver todas as objeções para induzir ao ato de
compra poder ser oferecida a opção de reembolso ou devolução.
Em breve um novo negócio Canal Card estará surgindo. A G U A R D E M !!!
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