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segunda-feira, 14 de maio de 2012


NÃO SEJA ENGANADO POR EMPRESAS
 DE MARKETING DE REDE
Baseado no vídeo de Mário Meirelles.

O Marketing de Rede é um negócio promissor e que tem tido um amplo crescimento, em especial nos Estados Unidos e América Latina. Apesar de ser um excelente negócio há perigos que precisamos estar atentos.

Primeiro perigo: O produto. Procure uma empresa que te gere vendas repetitivas ou que tenha um produto de consumo necessário. No que tange as vendas, não venda produtos como eletro-eletrônicos, filtros de água, ou produtos que dificilmente haverá uma recompra, o que ocasionará que você a todo instante terá que encontrar um novo cliente. Não deixe que te vendam a imagem que você será um empresário e que na realidade te transformam num vendedor
.
Segundo perigo: O estoque. Cuidado! Há empresas que exigem que o novo empreendedor compre 3, 5 e até 15 mil reais em estoque. O que vai lhe gerar estresse e desespero para recuperar o mais breve possível o investimento. Nunca corra o risco de vender um bem para investir em estoque ou fazer um empréstimo financeiro para isso. A empresa de Marketing de Multinível precisa de apenas três coisas de você: Seu relacionamento, sua credibilidade e sua dedicação ao negócio. Fuja de empresas que querem seu dinheiro.

Terceiro perigo: O resultado. As estatísticas mostram que apenas 25% das pessoas têm sucesso em MLM e dessas, 5% atingem o Topo. Então temos uma massa de 75% de pessoas que não terão o sucesso sonhado. Para que você não tenha um rede morta, é importante que o produto ou o serviço satisfaça essa massa de gente, então você manterá um grande grupo de clientes fies, que são fundamentais para seu negócio. Então, reforçando o segundo perigo, não se endivide e não tenha em casa caixas e mais caixas de produtos que correm o risco de vencer o prazo de validade e você ter prejuízo total. Cautela e Canja de Galinha nunca fizeram mal a ninguém. Afinal ter um grande estoque é um ótimo negócio, para as empresas e não para você.

Quarto perigo: A ilusão. As empresas de um modo geral vendem a imagem que através do negócio delas, você realizará os seus sonhos de ter um carro melhor, uma casa melhor, viagens internacionais e felicidade plena. Isso não é possível? Claro que é! Mas para que isso aconteça você tem que estar numa companhia séria, com um bom produto ou serviço e ter a motivação correta. Pois há dois tipos de motivação:
A motivação racional: quando você analisa o negócio, traça metas, verifica onde e como atuar e sabe do real potencial do negócio. Essa motivação é duradoura. A motivação emocional: quando você sai de um evento ou depois de ouvir uma palestra, sai de lá achando que é o super-homem ou a mulher maravilha e que vai chegar ao topo em um mês. Ela não é duradoura e é destrutiva. Não se motive pelos resultados dos outros. Porque quando a realidade chega, você desanima de tal forma, que além de sair do negócio, ainda sai falando mal, e muitas vezes o erro é seu e não da empresa. Nenhum capitão chega ao porto de destino sem um mapa ou uma bússola. Por isso leia livros e consulte sempre sua linha ascendente.

Quinto perigo: A Estrutura. As empresas têm que ter uma estrutura, isto é, sede própria, preferencialmente um histórico de mercado e o site tem que constar o endereço, telefone e até o nome dos proprietários da empresa. Infelizmente a internet tem havido uma avalanche de “negócios” de enriquecimento rápido e que na realidade são armadilhas, no português popular: P I L A N T R A G E M. Verifique a estrutura legal dessa empresa, se for estrangeira, se tem CNPJ ou que já tenha dado entrada no mesmo, se for nacional, exija o número e pesquise no site da Receita Federal o mesmo. Os próprios empreendedores sustentam esses negócios fraudulentos por darem margem a motivação emocional e não tomarem o cuidado de pesquisar esses dados. É muito fácil você sair encantado de uma reunião num hotel luxuoso e por impulso investir na empresa. Mas se ela não tem sequer uma sede ou um escritório legal no Brasil, quem impede dessa “empresa” desaparecer e levar seu dinheiro? A quem você irá recorrer depois? Prejuízo total garantido!

Sexto perigo: Uma Pirâmide. Há mais negócios desse tipo na internet do que você imagina. Pior. Você pode estar envolvido em algo assim e até envolvendo amigos e familiares nessa fraude. Infelizmente muitas empresas sérias são classificadas erroneamente como pirâmides. Você sempre irá começar sozinho nesse negócio, então seu objetivo é recrutar pessoas e assim criando uma rede, você ganha uma porcentagem sobre as vendas ou consumo das mesmas. Isso é MLM. No Marketing de Rede você sempre tem a liberdade e a possibilidade de colocar um número ilimitado de pessoas e ter condições de ganhar mais que alguém da sua linha ascendente.

Mas o que caracteriza uma pirâmide financeira?
Primeiro lugar: Você nunca irá ganhar mais que a pessoa que te colocou no negócio.
Segundo lugar: Promessa de ganhos rápidos e sem muito esforço.
Terceiro lugar: Anúncios desse tipo: Corra para garantir seu lugar. Seja o primeiro a entrar no negócio. Garantia de derramamento de milhares de pessoas. Não é necessário vender nada. Não é necessário patrocinar ninguém.
Quarto lugar: Produto: Não há produto. E quando há, oferecem-se e-books de cursos de MLM ou vendas. Se alguém lhe oferecer um negócio nesses moldes. FUJA. Porque MLM é trabalho e esforço. Não podemos afirmar, mas cuidado com a febre dos MLM de anúncios de internet e leilões de centavos. Ainda não são 100% confiáveis.
Quinto lugar: Legalidade. Como são ilegais, não emitem Nota Fiscal, não recolhem os impostos e não lhe dão nenhuma garantia.
Sexto lugar: Sua reputação. Imagine quando as pessoas que você colocou, que na maioria dos casos são seus amigos, perderem o dinheiro investido? Eles não irão falar mal do negócio, irão falar mal de você. Quando enfim você tiver uma oportunidade realmente confiável, ninguém irá acreditar  em você. Zelar pelo seu nome e reputação é mais importante do que imagina.

Eu, particularmente, conheço muitas pessoas que estão a anos entrando e saindo de negócios de retorno rápido e que basta colocar pessoas para ganhar dinheiro. Na realidade quase nunca ganham ou irão ganhar. Um negócio sério, ele é a médio ou longo prazo, você tem que ajudar e ensinar as pessoas a desenvolver o negócio, mas é um sacrifício que vale a pena, porque quando você chegar ao topo, você chegará dentro de uma estrutura sólida e não em um negócio baseado num monte de areia.


Cordialmente

Claudio Campacci

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